Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marie is losing the plot

22
Jul18

uma hora e meia

Marie

Na empresa onde estou a estagiar, as pessoas do meu departamento vão almoçar por turnos, e nem sempre tenho a sorte de almoçar com as pessoas com que me dou melhor, o que me leva a falar menos que o habitual. Quando uma das minhas colegas me perguntou porque é que estava tão calada, em vez de lhe dizer que a achava desinteressante e que não tinha nada para partilhar com ela,  disse-lhe que por norma, as refeições que faço, faço-as sempre em silencio, por causa do telejornal. 

O que não deixa de ser verdade, quando eu e o meu irmão éramos miúdos, sempre que começávamos a falar de mais  a minha mãe mandava-nos calar porque queria ouvir as noticias,  não sei se queria ouvir mesmo as noticias ou só não nos queria ouvir. Por isso cresci a almoçar/jantar em silencio e quase sempre a ouvir as noticias. 

Quase toda a gente que estava naquela mesa começou a dizer que eles não: que a hora da refeição era para falar sobre o dia, para estar com a família,  e que muitos deles nem sequer ligavam a televisão. 

E eu, como boa ovelha negra do rebanho que sou, continuei, calada, a separar os feijões do arroz, enquanto os ouvia. O que me deixou tranquila foi perceber que não preciso daquela hora e meia para estar e falar com a minha mãe.

 

Que enquanto eu trato e mimo os cães e ela está a tratar das galinhas ela fala-me sobre o trabalho dela; que enquanto ela trata do jardim e eu estendo e apanho roupa, eu conto-lhe as parvoíces que vou fazendo;  Que enquanto ela trata da horta eu cato os bichinhos das folhas das batatas, falamos sobre o que se passa na aldeia; Que nos sentamos no banco de pedra do jardim, eu a fumar um cigarro e ela a ver os montes no horizonte, eu lhe digo como afinal voltar a casa, depois de três anos de universidade não é assim tão mau. 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D